Vale a pena contratar um despachante para o carro?
Por: Usuario Master | 30/11/-0001
Artigos
Depois de comprar um veículo novo ou fazer uma troca, todo motorista precisa encarar algumas burocracias antes de cair na estrada, como providenciar o emplacamento e fazer a transferência para o nome do novo proprietário.
Mas esses serviços podem tomar um longo tempo dos solicitantes e resultar em uma série de obstáculos durante o processo. Uma forma de solucionar os problemas é contratar um profissional especializado no assunto: o despachante para carro.
Continue nos acompanhando e confira se vale a pena mesmo contratar um despachante para o carro e como fazer isso!
Conhecendo o trabalho do despachante
Responsável por levar o veículo até o DETRAN (Departamento de Trânsito) de seu estado logo após a aquisição, o despachante garante que todos os serviços necessários para o registro do veículo sejam realizados.
Assim, o profissional é quem cuida de todas as burocracias do carro e irá devolvê-lo registrado legalmente e regularizado de acordo com as normas do DETRAN, seguindo todas as condições necessárias para o uso nas ruas.
Vantagens ao adquirir um veículo
Nas grandes cidades, a alta demanda de novos proprietários de veículos resulta em um tempo muito grande nos processos de transferência de carro e solicitação da documentação.
Já nas cidades do interior, o tempo também pode ser expandido graças à necessidade de ir até uma capital ou cidade maior para que o procedimento seja realizado.
Por isso, o trabalho do despachante para carro pode ser muito útil para os motoristas, já que ele ficará à disposição para prestar consultoria na hora de resolver todas as demandas legais do veículo.
Como os despachantes já estão na área e conhecem os profissionais envolvidos no processo, eles ainda podem fazer o serviço de forma mais fácil e ágil do que um motorista iria fazer por conta própria.
E o melhor: ao contratar o profissional, o proprietário do veículo pode ficar descansado, pois não precisará resolver questões ligadas à papelada do veículo, aspectos jurídicos, enfrentar filas e nem sofrer com outros tipos de burocracia.
Profissional de confiança
Como todo bom trabalho, é preciso contratar um despachante de confiança para garantir que o serviço seja realizado de forma bem-feita e sem surpresas desagradáveis.
Afinal, ele estará em posse de seu veículo e de uma procuração para realizar procedimentos em seu nome.
Por isso, não se esqueça de procurar as referências do profissional, pegar indicações com os amigos e contratar apenas despachantes que sejam conhecidos em sua cidade ou região.
De olho no preço
O serviço de despachantes pode variar muito de um estabelecimento para outro, o que demanda uma atenção especial na hora de contratar o serviço.
Segundo o site de pesquisas Mercado Mineiro, o trabalho completo de despachantes em Belo Horizonte (MG) custa de R$ 340 a R$ 550 ou seja, apresenta uma variação de cerca de 60%.
Por isso, além de procurar boas referências, não se esqueça de pesquisar o preço para não sair no prejuízo!
Fique atento
Ainda que um despachante para carro ofereça um trabalho rápido e eficiente, é preciso saber que o valor cobrado é maior do que as taxas que precisam ser pagas ao DETRAN.
Este é um trabalho especializado, que demanda tempo e uma atuação cuidadosa do profissional.
Se sua intenção é economizar o máximo possível, tenha muita atenção e paciência para organizar e preencher todos os documentos necessários e procure o DETRAN de sua cidade.
Gostou de conhecer o trabalho de um despachante para carro e as principais vantagens para contratar esse tipo de serviço?
Não se esqueça de compartilhar o post nas redes sociais e ajude outras pessoas!
Compartilhe
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.